Para quem não sabe, dia 20 de setembro é o Dia do Gaúcho no Rio
Dia do Imigrante Italiano: saiba mais sobre a data e sua culinária
Você sabia que na data de 21 de fevereiro é comemorado o Dia do Imigrante Italiano? A data, celebrada no Brasil, foi instituída em 2008 como uma homenagem ao maior movimento migratório internacional que o país já teve.
Vem saber mais sobre esse dia e tudo o que os italianos trouxeram para nós – incluindo a gastronomia única!
Dia do Imigrante Italiano: a história
Foto: Guilherme Gaensly/Fundação Patrimônio da Energia de São Paulo/Memorial do Imigrante
O dia 21 de fevereiro foi escolhido para celebrar a vinda dos italianos ao Brasil por conta da chegada do navio La Sofia, neste mesmo dia, em 1874, no Espírito Santo. Ali iniciou-se o processo de migração em massa destes europeus para o Brasil.
Já no Rio Grande do Sul, os primeiros italianos chegaram em 1875, em Campos dos Bugres, atual cidade de Caxias do Sul, aqui na Serra Gaúcha. Sendo assim, o primeiro ciclo migratório dos italianos na região sul ocorreu entre 1875 e 1914.
Ao todo, 84 mil europeus vieram para o Rio Grande do Sul neste período, tendo o seu pico entre 1884 e 1894, quando vieram cerca de 60 mil imigrantes. Ao chegar no RS, principalmente aqui na Serra Gaúcha, os europeus encontraram locais abandonados e com pouca estrutura para manter tantas famílias.
Assim, decidiram começar do zero e criar colônias imperiais para manter-se na região. Hoje, essas localidades são conhecidas como Garibaldi, Caxias do Sul, Bento Gonçalves e Veranópolis.
A viagem dos europeus ao RS
Os imigrantes precisavam passar por diversos lugares antes de chegarem ao RS. O primeiro local era o Rio de Janeiro, seguindo para o porto de Rio Grande e, depois, indo pela Lagoa dos Patos até Porto Alegre.
Os italianos ficavam semanas e até meses prestando serviços em formato de trabalho compulsório na abertura de estradas. Depois disso, recebiam de seu governo itens para dar início às suas terras, como ferramentas agrárias, sementes, etc.
Dia do Imigrante Italiano: a gastronomia
A culinária italiana, adorada até hoje por todos que a conhecem, começou chegando aos pouquinhos em nossa região. Pode-se dizer, inclusive, que a gastronomia italiana transformou os hábitos alimentares dos brasileiros. Primeiramente, os italianos trouxeram a cultura do vinho e trabalharam com a bebida, que os permitiu acumular dinheiro para abrirem suas próprias indústrias no futuro. Depois, popularizou-se a utilização de polenta e massas nos pratos.
Além disso, os italianos trouxeram outras diversas delícias, como salames, queijos e broas. Mais tarde, o brasileiro com seu jeitinho único incrementou as receitas coloniais trazidas pelos europeus, criando pratos saborosos inspirados nesta gastronomia.
Saboreie as delícias italianas no Bela Vista Café Colonial!
Neste Dia do Imigrante Italiano, nada melhor do que desfrutar dos diversos sabores da culinária italiana aqui no Bela Vista, não é mesmo? Dentre as nossas 80 delícias servidas à mesa, você encontrará sabores inconfundíveis da Itália, como vinhos, queijos coloniais, salames, polentas, linguiças, cucas e muito mais.
Compre seu ingresso em nosso site clicando aqui e nos siga no Instagram e Facebook para ficar por dentro de tudo o que acontece no primeiro café colonial do país!
Deixe um comentário