Gramado é uma cidade que respira o Natal como nenhuma outra. Com a chegada do
Dia da Imigração Alemã: saiba mais sobre a data e a gastronomia única!
No dia 25 de julho comemora-se o Dia da Imigração Alemã no Brasil, uma data que lembra e homenageia estes imigrantes e seus descendentes. Há mais de 190 anos, um grupo de alemães chegava ao Brasil e dava início à uma mistura cultural e repleta de tradição.
Vem saber mais sobre esse dia e tudo o que os alemães trouxeram para nós – incluindo a gastronomia maravilhosa!
Dia da Imigração Alemã: conheça a história
Nos séculos XIX e XX iniciou-se um grande movimento migratório de alemães para diversas regiões do Brasil. Por conta dos problemas sociais que aconteciam na Europa e a fartura de terras em nosso país, os imigrantes optaram por recomeçar suas vidas aqui.
Entre os anos de 1824 e 1972, estima-se que cerca de 260 mil alemães entraram no Brasil, sendo considerada a quinta nacionalidade que mais imigrou para cá. Atrás deles estão os portugueses, italianos, espanhóis e japoneses.
O povo alemão também teve forte influência no processo de industrialização e urbanização do Brasil, trazendo ideias novas e diferentes. Assim, a participação dos alemães – principalmente na arquitetura das cidades – foi se tornando cada vez maior com o passar do tempo.
A chegada ao Rio Grande do Sul
Os alemães são considerados um dos povos que mais conseguiu preservar e expandir sua cultura em nosso país. Por conta de seu isolamento em regiões de difícil acesso, principalmente no Rio Grande do Sul, eles puderam criar colônias predominantemente germânicas.
O marco inicial da imigração alemã no RS aconteceu na cidade de São Leopoldo, região do Vale dos Sinos. Por lá, em 1824 chegaram os primeiros alemães, sendo assentados às margens do Rio dos Sinos. Depois, as colônias começaram a se espalhar pelas demais regiões do Sul e Santa Catarina.
Uma característica bastante forte da cultura alemã é a arquitetura enxaimel. As cidades que foram povoadas pelos alemães começaram a trazer de volta este modelo arquitetônico, típico do século XVIII e épocas anteriores.
Dia da Imigração Alemã: a gastronomia
Não há dúvidas de que a influência do povo alemão está presente em diversos lugares do Brasil e fazem parte da vida do brasileiro. Com a gastronomia não seria diferente! Os sabores da Alemanha são irresistíveis e agradam todos os paladares.
Em seu país de origem, os alemães estão acostumados com mesas fartas pela manhã, acarretando em um café bem reforçado. É comum para eles, inclusive, comer salsichas e até beber cerveja no café da manhã – em algumas partes da Alemanha.
Alguns dos pratos mais famosos desta cultura e que são bastante consumidos no Brasil são o joelho de porco, chucrute, batatas, pães, pretzel, bolo Floresta Negra e muito mais. Só coisa boa, não é?
Saboreie as delícias alemãs no Bela Vista Café Colonial!
Sabia que em nosso café colonial temos diversos pratos típicos da Alemanha? Além disso, cada um é feito com todo amor, carinho e tradição, com receitas passadas de geração em geração. A mesa farta e repleta de opções também é uma das características da gastronomia alemã.
No Bela Vista Café Colonial, além de muitas outras delícias, você encontra carne de porco, batatinhas, diversos tipos de torta, cucas, linguiças e apfelstrudel. Sabores inigualáveis! Confira o cardápio completo aqui.
Compre seu ingresso para saborear mais de 80 delícias em nosso site clicando aqui e nos siga no Instagram e Facebook para ficar por dentro de tudo o que acontece no primeiro café colonial do país!
Deixe um comentário